2. Motores Pneumaticos

Os motores MODEC têm sido usados há 20 anos com as máquinas Protem e Axxair, da França, e hoje podem ser aproveitados por outros usuários.
Motores de 40 a 3000 W bi-direcionais, com cabeçote em ângulo disponível de 400W.
Escolha abaixo o motor que atende a sua necessidade ou, se preferir, utilize o gráfico abaixo para auxiliá-lo:

MT05 Motor de 40 – 150 W
Mais informações http://www.modec.fr/en/produits/mt05.htm

MT07 Motor de 40 – 150 W
Mais informações http://www.modec.fr/en/produits/mt07.htm

MT10 Motor de 400 – 800 W Motor usado na Protem US 25.
Mais informações http://www.modec.fr/en/produits/mt10.htm

MT20 Motor de 800 – 1800 W Motor usado na Protem US 80.
Mais informações http://www.modec.fr/en/produits/mt20.htm

MT30 Motor de 1800 – 3000 W Motor equivalente a da Ingersoll.
Mais informações http://www.modec.fr/en/produits/mt30.htm

MR07 Motor de 40 – 150 W
Mais informações http://www.modec.fr/en/produits/mr07.htm

MR10 Motor de 400 – 800 W
Mais informações http://www.modec.fr/en/produits/mr10.htm

MR20 Motor de 800 – 1800 W
Mais informações http://www.modec.fr/en/produits/mr20.htm
Gráfico das características dos motores MODEC

Para cada motor pneumático MODEC com caixa de engrenagens de planetários, as curvas foram medidas em condições reais. Os valores de força foram medidos no eixo do motor.
Torque, velocidade de rotação e força estão todos relacionados com o consumo de ar e são os principais motivos na seleção de motores pneumáticos.
Determinação nas condições de uso dos Motores
Determinação da forca requerida no eixo de saída do motor pneumático
Potencia (W)= Torque (N.m) x Rotação (rpm) / 9,55
(Exemplo: 150 N.m x 50 rpm/ 9,55=785W)
*Rotação (rpm); Torque a velocidade Nominal (N.m); Pressão de ar (4, 5, 6 bars)
Tabela por Seleções de Potência
(Motores: MT05, MT07, MT10, MT20, MT30, MR07, MR10, MR20)
Seleção |
MT05/MT07/MR07 |
MT10/MR10 |
MT20/MR20 |
MR30 |
4 bars |
50W |
450W |
1200W |
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5 bars |
110W |
650W |
1500W |
|
6 bars |
150W |
800W |
1800W |
2800W |
Exemplo: Para uma potência de 785W o motor MT10 e MR10 é o mais indicado.
Os motores pneumáticos têm um uso bastante amplo, porém é comum que mais de um motor sejam próprios para a mesma utilização.
As três variáveis adicionais que ajudarão você a escolher o seu motor são:
- Eficiência energética;
- Reserva de potência;
- Torque máximo definido.
1. Eficiência Energética
É mais eficiente utilizar um motor pneumático na sua velocidade de maior potência. Nós selecionaremos o motor que na sua potência máxima esteja mais perto da velocidade de aplicação.
Baseado na Eficiência Energética, vemos nos gráficos abaixo que o motor MT 10 na sua máxima potência é o que mais se aproxima ao ponto de trabalho requerido ( Working Point expected).

2. Reserva de Potência
Se quisermos manter uma velocidade constante para elevar o torque, temos que considerar uma reserva de potência. Isso se pode adquirir escolhendo um motor com velocidade no ponto de trabalho requerido (working point) maior que a velocidade em máxima potência.

No último gráfico podemos ver que a bolinha amarela identifica o ponto de trabalho requerido (working point) e é maior que a velocidade de máxima potencia. Elevando o torque, a potência do motor também aumentará e isso contribuirá para manter uma velocidade constante.
3. Torque Máximo Definido
Para aplicações específicas é necessário garantir um torque máximo definido, por exemplo, para parafusar porcas sem exceder um torque requerido. No primeiro gráfico podemos ver que o motor MO10 garantirá um torque máximo de 220N.m em 6 bars.

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